SMED - As girafas metidas da montanha
Texto e ilustrações: Bill Borges
Total de páginas: 32
Formato: 20,5 x 27,5 cm
ISBN: 978-85-66675-18-4
Por que será que as girafas são tão metidas e sobem a montanha todos os dias?
Seria porque elas são altas, velozes ou seriam suas pintinhas? O rinoceronte, os coelhos, os jacarés e até os macacos têm diferentes teorias.
Os animais se uniram para descobrir o motivo, até o papagaio desvendar o enigma por trás de tantas hipóteses.
Nem tudo é o que parece. Aventure-se nas páginas desta divertida fábula e descubra como solucionar o grande mistério. Será que as girafas são realmente metidas?
Sugestões de atividades:
1 – Pedir às crianças que tragam à sala de aula seus bichos de pelúcia preferidos. Em seguida, separá-los por grupos, por exemplo, de quatro patas, de duas patas etc. Fazer a contagem dos bichos de cada grupo junto com os alunos em voz alta, depois repetir a operação, contando a quantidade de patas de cada grupo.
2 – Outra atividade é separar os bichos por semelhança, por exemplo, grupos de cães, gatos, girafas etc. Pedir para que os alunos façam desenhos dos lugares onde esses animais vivem.
3 – Pedir para transformarem o texto em uma peça de teatro e vivenciarem a história.
Temas abordados: conto acumulativo, bullying, aceitação
Transversalidade: meio ambiente, pluralidade cultural
Interdisciplinaridade: Geografia, Ciências, Matemática
Selecionado:
SECRETARIA MUNICIPAL EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO 2019 - Complementar EI
PNLD LITERÁRIO 2018